circulação sanguínea

5 dicas para melhorar a circulação sanguínea

O sangue é um componente vital do nosso corpo, pois, é através da circulação sanguínea que todos os órgãos, sistemas e tecidos recebem oxigênio e nutrientes necessários para o seu bom funcionamento. Por isso, é necessário adotar hábitos que melhorem esse fluxo sanguíneo.

Quer saber quais são esses hábitos? Então, recomendamos a leitura deste post.

Dicas para melhorar a circulação sanguínea

A seguir, listamos algumas dicas sobre como favorecer a circulação de sangue no corpo.

1) Alimente-se de forma saudável

A alimentação exerce grande influência no funcionamento do sistema vascular. Por isso, manter uma dieta saudável e equilibrada é uma das principais atitudes que precisam ser tomadas.

Então, para fortalecer a parede dos vasos sanguíneos e ativar a circulação sanguínea, insira as frutas, verduras e legumes na sua alimentação. Além disso, as fibras contribuem para que a parede das veias não sofram modificações e também para a redução do acúmulo de toxinas no sangue.

2) Não fume

O cigarro é composto por inúmeras substâncias tóxicas que causam diferentes tipos de problemas no organismo. Uma delas, a nicotina, diminui a espessura dos vasos sanguíneos, o que dificulta a passagem do sangue.

Outrossim, o monóxido de carbono, também presente no cigarro, afeta a concentração de oxigênio no sangue, sendo um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças vasculares.

3) Evite permanecer na mesma posição por longos períodos

Em função de uma rotina de trabalho corrida, cansaço ou de problemas de mobilidade, as pessoas tendem a ficar na mesma posição durante muito tempo. Porém, tanto o hábito de ficar em pé quanto o de ficar sentado por longos período reduzem o fluxo sanguíneo.

Ademais, essa atitude também contribui para o desenvolvimento de varizes e outros problemas vasculares. Assim, esteja atento ao tempo em que permanece sentado ou pé e procure sempre variar, fazendo pequenas caminhadas, por exemplo.

4) Mantenha-se fisicamente ativo

Uma das principais recomendações médicas para evitar problemas na circulação sanguínea é a prática regular de atividades físicas, principalmente aquelas que exigem movimentação dos músculos da panturrilha. Isso porque favorece o bombeamento do sangue que retorna para o coração.

5) Faça visitas regulares ao médico

A melhor forma de descobrir o seu estado de saúde é mantendo o hábito de consultar-se regularmente com o seu médico. Assim, além de prevenir, você tem mais chances de diagnosticar precocemente uma doença.

Da mesma forma, procure saber mais sobre sua saúde vascular, principalmente se perceber a presença de algum sintoma típico de problemas na circulação sanguínea, tais como, varizes e inchaço nos membros inferiores.

Além disso, somente um profissional de saúde especialista no sistema circulatório está habilitado a diagnosticar e orientar sobre o tratamento mais adequado para doenças vasculares.

Lembre-se: a prevenção é a forma mais eficaz de prevenir doenças e manter-se saudável. Ao seguir nossas dicas, você dá um passo importante para melhorar a circulação sanguínea e viver uma vida com qualidade.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular em São Paulo! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.