As meias de compressão possuem diferentes funções, sendo o alívio aos sintomas de cansaço nas pernas a mais comum delas. No entanto, para que sejam utilizadas corretamente, é necessário seguir algumas orientações.
Quer saber quais? Então, continue a leitura.
Recomendações para o uso das meias de compressão
Neste post, iremos listar as principais recomendações para que você tire o máximo dos benefícios que esse acessório oferece.
1) Aprenda a vestir corretamente as meias de compressão
A dúvida mais comum no momento de utilizar as meias de compressão diz respeito ao como vesti-las. Como são mais apertadas, quem não está acostumado tende a encontrar dificuldades. Por isso, siga o seguinte passo-a-passo:
- coloque a mão dentro da meia e segure o tecido na região do calcanhar;
- use a outra mão para virar a meia do avesso até o ponto em que estiver segurando;
- coloque a meia no pé e ajuste-a de forma cuidadosa até o calcanhar;
- deslize-a lentamente pela perna até a altura determinada;
- distribua a meia corretamente pela perna.
2) Não durma com as meias
Quem utiliza as meias de compressão, costuma ficar com elas durante todo o dia, retirando apenas na hora do banho. Porém, com algumas exceções, as meias não devem ser utilizadas enquanto dormimos.
Isso porque, quando deitamos, o sangue não encontra dificuldades para subir das pernas em direção ao coração. Com as meias, a compressão impede que o sangue faça o trajeto inverso, ou seja, do coração para os membros inferiores.
3) Esteja atento à validade
O uso contínuo das meias de compressão faz com que sofram um grande desgaste, o que reduz o seu tempo de vida útil. Na maioria dos casos, as fabricantes determinam o prazo de até seis meses de validade para o acessório. Quando estão fora desse período, as meias deixam de comprimir corretamente as pernas.
4) Procure um médico para escolher o modelo certo
Existem muitas variações de meias de compressão e cada uma é destinada a um uso específico. Por isso, é de extrema importância procurar um médico para avaliar se você possui a necessidade de usá-las e para prescrever o modelo mais adequado ao seu caso.
Existem tipos de meias próprias para gestantes, esportistas, para pós-cirúrgicos, viagens longas, anticelulite ou para quem sente dores e cansaço nas pernas. Cada um desses modelos possui um intervalo de compressão diferente.
5) Prefira o horário da manhã para colocá-las
As meias de compressão devem ser colocadas pela manhã, pois, quando a perna está descansada, diminui o inchaço e as veias estão menos cheias. Ao tentar colocá-las quando a perna estiver inchada, você pode piorar o edema.
Assim, caso não seja possível colocá-las logo nas primeiras horas do dia, você precisa repousar as pernas antes. Para isso, mantenha os membros inferiores elevados por 10 a 30 minutos.
Enfim, as meias de compressão são fundamentais para o tratamento de algumas doenças vasculares. Porém, o primeiro passo é ir a um médico especialista no tema e buscar orientações sobre o uso e os modelos mais adequados.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular em São Paulo!