angiografia

Angiografia: o que é e qual a função do exame?

A angiografia é um teste bastante completo e muito recomendado quando há suspeitas de anomalias nos vasos sanguíneos. Mas, para que ele seja feito, é necessário solicitação médica e acompanhamento especializado para que o diagnóstico aconteça com precisão e os tratamentos mais adequados sejam iniciados.

Neste artigo, você vai saber mais sobre esse exame.

Acompanhe!

O que é angiografia?

Trata-se de um exame que permite ao médico observar com mais facilidade o interior dos vasos sanguíneos. Com isso, é possível avaliar a saúde deles e detectar doenças, como aneurismas.

Esse processo pode ser realizado em várias partes do corpo, assim, é possível fazer um exame detalhado no cérebro, coração ou nos pulmões, em busca de patologias que possam estar ocorrendo.

Para ajudar na visualização das imagens geradas, é importante usar um produto de contraste, o qual é injetado por meio de um fino cateter, introduzido em uma artéria do corpo, podendo ser na virilha ou pescoço.

Qual a função do exame?

Como o teste é usado para fazer diagnósticos, ele pode ser indicado para detectar problemas de várias naturezas, como os seguintes:

  • cardíacos: deficiências congênitas, estreitamento das artérias, alterações nas valvas e coágulos sanguíneos;
  • pulmonar: malformação dos pulmões, aneurisma das artérias, embolia, tumor e hipertensão;
  • cerebrais: aneurisma, tumores, coágulos que provocam AVC, hemorragia e estreitamento de artérias cerebrais;
  • oculares: retinopatia diabética, células cancerígenas, degeneração macular e coágulos.

Normalmente, a angiografia só é solicitada depois que exames menos invasivos apresentam a presença de alguma anomalia, mas não conseguem identificar o problema.

Como o exame é feito?

Para realizar o teste, o médico aplicará uma anestesia local, onde será introduzido o cateter que será guiado até o local a ser examinado. Em seguida, o contraste é aplicado, permitindo imagens com coloração diferente por meio dos raios emitidos pela máquina. Esse processo permite observar os vasos e todo seu trajeto.

Durante o exame, o paciente fica acordado, porém, ele deve ficar o mais imóvel possível. Sendo assim, em alguns casos, será necessário o uso de medicamento para acalmar.

A técnica costuma levar uma hora, e é possível que a pessoa seja liberada em poucas horas da hospitalização.

Como é a preparação?

O paciente deve ficar oito horas em jejum antes de fazer o exame. Também pode ser necessário interromper o consumo de determinados remédios — como os anticoagulantes — de dois a cinco dias antes do procedimento. Por isso, é fundamental informar ao médico quando estiver fazendo uso de alguma substância.

A angiografia é relativamente simples e não costuma causar problemas, mas é essencial evitar atividades físicas 24 horas depois do exame para evitar sangramentos. Além disso, você deve seguir todas as orientações passadas pelo profissional para que tudo ocorra como o esperado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.