Sem filtro - As varizes podem voltar depois da cirurgia vascular

As varizes podem voltar depois da cirurgia vascular?

As varizes são as veias dilatadas e tortuosas, que aparecem, na maioria das vezes, nas pernas. Além de incomodar muito esteticamente, uma vez que deixam um aspecto desagradável na pele, as varizes causam dores.

Na maior parte dos casos, a alteração vascular surge devido a fatores genéticos, ou seja, são uma herança familiar. O tratamento pode seguir duas linhas: 

  • terapia clínica, com o uso de medicamentos; 
  • tratamento cirúrgico, que é a remoção das veias cirurgicamente.

A cirurgia vascular, como é chamado o procedimento cirúrgico para o tratamento das varizes, já é bastante comum. Assim como qualquer outra intervenção cirúrgica, são necessários alguns cuidados básicos para que tudo ocorra bem, principalmente no pós-operatório.

Quando se fala em cirurgia vascular, a maior dúvida das pessoas é em relação à possibilidade das varizes voltarem, mesmo depois da cirurgia. Será que isso é possível?

Confira a seguir. 

Posso ter novas varizes depois da cirurgia vascular?

A resposta é sim. Na verdade, a cirurgia vascular é realizada para o tratamento das veias que estão com o seu funcionamento alterado. Ou seja, o procedimento trata apenas as varizes que já estão “instauradas”. Isso não livra o organismo de desenvolver novas após a remoção da primeira.

É por isso que muita gente tem o costume de falar que as varizes voltam depois da cirurgia. É importante saber, no entanto, que elas não “voltam”, pois a veia alterada é retirada ou isolada. Portanto, não existe a possibilidade de que ela retorne. Por outro lado, isso não impede que o problema venha a ocorrer em outras veias, antes saudáveis.

Se você está pensando em fazer uma cirurgia vascular, mas tem receio que as varizes apareçam, saiba que, de fato, esse é um risco, mas existem algumas situações que podem contribuir para o surgimento de novas varizes. Assim, conhecendo essas situações, fica mais fácil evitá-las.

Quais são os fatores que contribuem para o aparecimento de novas varizes, após a cirurgia vascular?

Permanecer em pé ou sentado por muito tempo

Ficar longos períodos em uma mesma posição, seja sentado ou em pé, pode contribuir para o aparecimento de varizes, mesmo depois de um procedimento cirúrgico.

Alterações hormonais 

As alterações hormonais, ocasionadas principalmente pelo uso de hormônios, como os anticoncepcionais, por exemplo, também facilitam o processo de formação de novas varizes.

Obesidade 

Quando você está acima do peso, é também mais fácil que novas varizes se formem, mesmo depois de uma cirurgia vascular.

Gravidez 

A gravidez é uma fase em que a mulher sofre com grandes alterações hormonais e, também, ganha alguns quilos a mais. Esses dois fatores, como já dissemos, facilitam o surgimento de novas varizes.

Sedentarismo

Por fim, outro fator que também facilita que novas varizes apareçam é o sedentarismo. Ter uma vida sedentária, sem a prática de atividade física, é uma situação que colabora para que as varizes voltem a aparecer, mesmo depois de uma cirurgia vascular.

Quer saber mais? Clique no banner!

Cirurgia Vascular em Brooklin PaulistaPowered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.