Check-up vascular

Check-up vascular: quando fazer?

O check-up vascular é um conjunto de testes e exames para que o médico, verificando os resultados, avalie o funcionamento do sistema circulatório de um indivíduo. A realização desses exames permite a identificação de fatores de risco para doenças cardiológicas ou vasculares e possibilita a detecção desses problemas em estágio inicial.A realização do check-up vascular anual é recomendada aos homens a partir dos 45 anos e às mulheres após a menopausa. No entanto, há alguns elementos do perfil do indivíduo que podem antecipar a idade recomendada para os check-ups.Histórico pessoal ou familiar de doenças cardíacas, tabagismo, obesidade, diabetes e doenças que afetam o sistema imune são considerados fatores de risco para doenças cardiovasculares. Dessa forma, nesses casos, é importante que o médico cardiologista ou angiologista sugira a frequência dos check-ups.

Como é o check-up vascular?

O check-up sempre inicia com uma consulta clínica em que o médico questionará o indivíduo sobre os hábitos de vida e possível ocorrência de sintomas. Em seguida, costuma-se submeter o indivíduo a um exame físico completo, de forma a constatar ou descartar impedimentos indicativos de doença cardiovascular.Na etapa seguinte, são solicitados exames laboratoriais, de sangue e imagem, conforme a avaliação nos estágios anteriores. Os exames mais comumente realizados são o hemograma completo, coagulograma e colesterol, além de radiografia do tórax e eletrocardiograma, principalmente.

A importância do check-up anual

Para os indivíduos na idade recomendada ou pertencentes a um dos grupos de atenção, o check-up é uma maneira eficiente de identificar problemas cardiovasculares, antes mesmo de surgirem os sintomas. Condições comuns, como arritmia, varizes, trombose ou obstrução de artérias, podem ser identificadas ainda em estágios iniciais. Assim, o risco de essas condições tornarem-se danosas à saúde é reduzido.É também ao longo dessa bateria de exames que o indivíduo é informado sobre os sinais que podem indicar uma doença cardiovascular silenciosa. Ou seja, que não apresenta sintomas até estar em estágio avançado. Recebe, então, orientações sobre como aprimorar os cuidados com a saúde do coração e sistema circulatório.

A prevenção é o melhor remédio

Cuidar da saúde de forma ampla e atenta ainda é a melhor forma de prevenir doenças e condições debilitantes de saúde. Além do check-up anual, é essencial, também, manter uma alimentação saudável e praticar de exercícios físicos regularmente, sempre de acordo com seu tipo físico, idade e possíveis limitações de saúde preexistentes.Os cuidados com a saúde devem ser considerados parte de uma rotina saudável. O médico deve ser consultado não apenas quando já existe a manifestação de sintomas de alguma doença. Realizar o check-up vascular e seguir as recomendações do médico são fatores que reduzem o risco de desenvolver doenças severas e prolongam a expectativa de vida, além de garantir bem-estar e disposição.Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.