As doenças vasculares acometem um grande número de pessoas no Brasil e a principal razão disto está na manutenção dos maus hábitos. A trombose é uma destas doenças e a falta de tratamento pode trazer sérias complicações. Em muitos casos, a cirurgia de trombose é a única solução possível para o problema.
Sabe o que é trombose? Se ainda não, continue conosco e aprenda tudo sobre essa patologia.
O que é trombose?
A trombose é uma doença conhecida como TVP – Trombose Venosa Profunda e em 90% dos casos, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), é causada pela formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias dos membros inferiores.
Contudo, a trombose também pode ocorrer nas artérias, bloqueando-as completamente. O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um tipo de trombose que acomete as artérias do cérebro, bloqueando o fluxo sanguíneo e podendo causar um infarto cerebral.
Nesses casos, quando não há tratamento, são grandes as possibilidades de ocorrer a gangrena dos tecidos e, consequentemente, a amputação do membro. Já nos quadros de TVP, a evolução da doença pode causar embolia pulmonar e, em razão disso, ocasionar a morte do paciente.
Como diagnosticar a doença?
A trombose, tanto venal quanto arterial, possui grupos e fatores de risco que potencializam as chances de um futuro diagnóstico da doença. Em quadro de trombose venosa profunda, esses fatores são:
- O uso de pílula anticoncepcional, pois a terapia hormonal oferece riscos a mulheres com mais de 35 anos de idade;
- Permanecer sentado por muito tempo também dificulta a circulação sanguínea;
- Histórico familiar de anormalidade genética no sistema circulatório;
- O aumento de peso ocasionado pela gravidez pode ser um agravante quando há casos da doença na família;
- O tabagismo facilita a coagulação do sangue e deve ser evitado, assim como a obesidade, pois aumenta a pressão sob as veias.
- Pessoas que têm varizes ou idade avançada.
Já a trombose arterial tem nos idosos, fumantes, hipertensos e diabéticos os perfis mais propensos a desenvolverem a doença. O diagnóstico da TVP é difícil de ser feito, pois, na maior parte dos casos, é uma patologia assintomática, ou seja, não apresenta sintomas que indicam sua presença.
A trombose nas artérias dos membros inferiores apresenta alguns sinais, como: dor intensa, palidez, incapacidade de andar e dormência.
Em quais casos a cirurgia de trombose é a única solução?
A indicação para a realização da cirurgia de trombose é apenas para quadros graves da doença. A recomendação em quadros de TVP ocorre em situações de insuficiência venosa, ou seja, o tratamento medicamentoso não conseguiu diluir o coágulo.
Quando há a trombose arterial, o procedimento é necessário em situações de obstrução total da circulação sanguínea, que pode acarretar em infarto agudo do miocárdio. É importante lembrar que a primeira opção de resolução será sempre o uso de medicamentos anticoagulantes e trombolíticos.
A melhor forma de sanar todas as suas dúvidas sobre a necessidade da cirurgia de trombose é através da avaliação de uma cirurgiã vascular. Essa é a especialidade médica responsável por tratar os vasos e a circulação sanguínea.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular em São Paulo!