Sem filtro - Como evitar uma nova cirurgia de varizes após o procedimento

Como evitar uma nova cirurgia de varizes após o procedimento?

A cirurgia de varizes é uma das soluções mais eficazes para resolver o problema de vasos sanguíneos dilatados e doentes, principalmente aqueles que atingem as pernas e os pés. Contudo, a cirurgia trata as veias varicosas, mas não evita o surgimento de novas ao longo do tempo. 

Isso acontece porque o procedimento cirúrgico trata as consequências e não as causas das varizes. Portanto, para evitar outras cirurgias é necessário seguir as recomendações médicas e adotar medidas preventivas no dia a dia. 

Fatores de risco para as varizes

Há vários fatores que aumentam as chances de uma pessoa desenvolver varizes, tais como:

  • obesidade;
  • gravidez;
  • sedentarismo;
  • trabalhar muitas horas em pé ou sentado;
  • doenças cardiovasculares;
  • herança hereditária;
  • uso prolongado de anticoncepcional, entre outras causas. 

Dessa forma, para não passar por sucessivas cirurgias de varizes, é fundamental adotar algumas medidas de prevenção. 

Descubra quais são elas a seguir.

Como evitar uma nova cirurgia de varizes?

A melhor maneira de prevenir outras varizes, após a primeira cirurgia, é cuidar da saúde e ter hábitos mais saudáveis. Conheça os principais.

Controlar o peso

O sobrepeso e a obesidade prejudicam a circulação sanguínea e, consequentemente, podem desencadear a formação de varizes. O ideal é iniciar a reeducação alimentar antes da primeira cirurgia. Assim, após a operação, haverá menos chances de novas varizes aparecerem.

Praticar exercícios físicos

A prática regular de exercícios físicos ajuda a manter o peso ideal, previne doenças cardíacas e ativa a circulação do sangue. O sedentarismo faz com que a pessoa ganhe peso, acumulando gorduras e açúcares no organismo, o que é altamente prejudicial à saúde vascular.

Movimentar pernas e pés

Passar muitas horas sentado ou em pé é prejudicial à saúde. Quem trabalha nessas condições precisa fazer pausas e alguns exercícios de ginástica laboral, a fim de melhorar a circulação sanguínea nas pernas e nos pés.

Evitar a automedicação

Todo remédio tem efeitos colaterais. Alguns medicamentos podem interferir na circulação sanguínea e, a longo prazo, surgem as indesejáveis varizes. Portanto, só use medicamentos prescritos pelo médico.

Calças e sapatos apertados

Substitua-os por outros mais confortáveis, que não prejudicam a circulação do sangue, principalmente nas pernas e pés, áreas mais propensas ao desenvolvimento de varizes.

Meias elásticas de compressão

Este modelo de meias é indicado para prevenir as varizes ou melhorar as condições de circulação sanguínea, quando já existem varizes. Mas, antes de comprá-las, é necessário fazer a avaliação médica para usar meias de compressão apropriadas. 

O produto possui pontos estratégicos de compressão, que favorecem o fluxo de sangue nos membros inferiores. Além das varizes, elas evitam o cansaço, dores e inchaços nas pernas e nos pés.

Tratar as varizes não é uma questão apenas estética. Ao contrário: o tratamento é necessário para evitar complicações de saúde, como dores, inchaço e até o risco de trombose (veias varicosas favorecem a formação de coágulos de sangue). O diagnóstico precoce das varizes contribui para um tratamento bem-sucedido de varizes.

Mas, acima de tudo, com os hábitos de vida corretos, como dito acima, além de evitar doenças vasculares, você também evita a realização de sucessivas cirurgias de varizes.

Quer saber mais? Clique no banner!

Cirurgia Vascular em Brooklin PaulistaPowered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.