Sem filtro - Conheça os exames que auxiliam no diagnóstico das varizes

Conheça os exames que auxiliam no diagnóstico das varizes

Muitas pessoas ficam preocupadas com o diagnóstico de varizes e, por isso, buscam auxílio médico para garantir uma avaliação precisa. A preocupação é realmente importante e deve ir muito além da estética, já que as veias são caminhos que levam sangue e oxigênio para todos os órgãos do corpo, inclusive para o coração.

Existem diversos exames que ajudam o médico a fazer o diagnóstico das varizes, mas nem sempre eles são necessários. Tudo dependerá do grau das varizes e dos sintomas que estão sendo apresentados pelo próprio paciente. Dessa forma, o tratamento é muito mais eficiente e a qualidade de vida não fica prejudicada. Isso sem falar da própria aparência das pernas e dos pés.

Quer descobrir quais são os exames que possibilitam o diagnóstico das varizes? Veja a seguir e acabe com todas as suas dúvidas.

Diagnóstico de varizes: exames que ajudam a descobrir o problema

De forma geral, o diagnóstico das varizes não é muito difícil. As veias varicosas ficam bem visíveis em praticamente qualquer tipo de exame de imagem, como é o caso da angiotomografia e da ressonância magnética.

A angiotomografia tem como foco principal a busca de placas de gordura ou de cálcio nas veias. Geralmente, o exame é solicitado para investigação de doenças cardiovasculares. A ressonância magnética é amplamente utilizada na medicina e, por isso, garante uma visão bastante clara do organismo.

Porém, esses exames são relativamente caros e nem sempre estão disponíveis em qualquer clínica ou consultório médico. Além disso, o exame é um pouco invasivo, sendo necessário aplicar substâncias na veia para a realização de contraste e do raio-X.

Por isso, o melhor mesmo é buscar um profissional competente e altamente especializado no problema. O médico fará uma avaliação clínica e descobrirá qual é o grau da variz de cada paciente. Ele poderá ainda fazer perguntas sobre sintomas presentes no dia a dia.

Além do olhar e da avaliação dos sintomas, o médico poderá utilizar o ultrassom doppler ou o ecodoppler. Esses são utilizados para planejar o melhor tratamento.

Por último, a pletismografia é um exame não invasivo e que permite ao profissional avaliar a condição real de cada uma das veias atingidas, procurando por insuficiências e modificações de volume venal ou arterial.

A pletismografia não é um exame usual no diagnóstico de varizes, mas é importante quando o paciente apresenta sintomas diferentes dos normais. Ele possibilita observar a condição total das veias com maior cuidado.

Somente o profissional poderá fazer um diagnóstico das varizes de forma precisa, além da real necessidade de exames complementares, bem como planejar o tratamento ideal, que pode ser feito com a aplicação de substâncias ou cirurgicamente.

Quer saber mais? Clique no banner!

Cirurgia Vascular em Brooklin PaulistaPowered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.