diagnóstico de varizes

Conheça os exames que auxiliam no diagnóstico das varizes

Apesar de não oferecer risco de vida, as varizes podem causar dor e desconforto, além da má aparência estética que traz às pessoas. Contudo, para evitar a evolução do quadro, existem exames que auxiliam no diagnóstico das varizes, sendo uma forma de prevenção e antecipação da doença.

Com o objetivo de trazer informação de qualidade, criei este post, para que você conheça os principais exames que ajudam na identificação do distúrbio circulatório.

O que são varizes?

Trata-se de veias superficiais que, por anomalia, estão dilatadas, caracterizando uma disfunção no sistema circulatório. De maior incidência em mulheres, geralmente, se apresentam na cor azul e, com a dilatação, desenham um traçado com muitas curvas na região afetada.

As veias das pernas direcionam o sangue do corpo de volta para o coração e pulmões, por meio de válvulas que conduzem o fluxo sanguíneo. Quando há o desgaste, parte do sangue escapa, aumentando a pressão e causando a deformação das veias. 

As principais queixas dos pacientes são a sensação de dor, cansaço, queimação e inchaço das pernas ou dos tornozelos.

Como é realizado o diagnóstico?

A forma inicial é por meio do exame clínico, feito por um médico especialista, geralmente um cirurgião vascular ou um angiologista. Consiste na análise da pele e das veias das regiões afetadas.

Nesta etapa, o médico procura por inchaços, úlceras e alterações na coloração da pele. Com a suspeita da presença de varizes confirmada, podem ser solicitados alguns exames que confirmam o diagnóstico.

Doppler Vascular

O exame é resultado do grande avanço tecnológico da medicina diagnóstica. Anteriormente, as principais formas de diagnosticar doenças do sistema circulatório era por meio de punções, cateteres e aplicação de contraste.

A inovação trouxe o Doppler Vascular que foi desenvolvido para oferecer conforto ao paciente e qualidade para a confirmação do quadro de doenças vasculares. Por meio do ultrassom, é possível visualizar de forma clara o fluxo sanguíneo, trazendo precisão para o especialista.

Ainda, também é reconhecido como o exame mais importante para este tipo de quadro. Além disso, não é invasivo e nem causa dor ao paciente.

Fotopletismografia e Eco doppler

A Fotopletismografia consiste na utilização de uma fonte de luz presa à perna do paciente. Por meio de exercícios específicos e análise do tempo de enchimento das veias, o médico identifica a causa das dores nas pernas.

Já o Eco doppler é um exame semelhante ao Doppler Vascular, pois ambos são realizados por meio do ultrassom e são indolores e não invasivos. O Eco doppler permite que o profissional avalie as veias, as artérias, a velocidade e o volume do sangue. Tudo isso é analisado através de imagem.

A forma mais indicada para evitar o diagnóstico de varizes é a mudança de hábitos e do estilo de vida. Praticar exercícios rotineiramente, ter uma alimentação balanceada e evitar se manter na mesma posição por muito tempo pode manter você livre da doença.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.