dificuldade de andar

Saiba quando a dificuldade de andar pode ser sinal de problemas vasculares

As dores nas pernas causam muita dificuldade de andar. Mas, mesmo sendo um problema que pode atingir muitas pessoas, é importante conhecer os fatores que podem estar envolvidos. Você sabia que as doenças vasculares são as causas mais comuns em pacientes que sofrem com o peso e a dor dos membros inferiores?

No entanto, muitas dessas situações podem ter cura, desde que sejam diagnosticadas corretamente e tratadas, devolvendo a mobilidade e a saúde ao corpo.

Para você entender mais sobre esse assunto, vamos apresentar, neste artigo, alguns sinais de patologias vasculares que podem estar acontecendo.

Confira!

Por que doenças vasculares podem causar dificuldade de andar?

A dor nas pernas, que acontece devido a alguma causa vascular, pode indicar que a sua circulação arterial está danificada ou que há anomalias no retorno sanguíneo venoso.

No primeiro caso, as artérias passam a transportar o sangue para fora do coração de forma inadequada e, assim, a distribuição para o corpo fica irregular. Já quando há problemas nas veias, elas recolhem o sangue com impureza e pouca oxigenação, mas não o levam de volta ao coração de forma renovada.

No entanto, para procurar um tratamento específico, é importante reconhecer a causa da dor e a diferença entre problema arterial e venoso.

Quais são os sintomas da doença arterial?

Quando o problema está na circulação arterial, o que ocorre é que há falta de oxigênio e nutrientes no sangue, fazendo com que ele não irrigue adequadamente os tecidos. Nesse caso, os sintomas mais comuns são: sensação de cãibras nas pernas, especialmente durante atividades físicas e dores nos membros.

Para a pessoa que sofre com isso, o ideal é evitar que as pernas fiquem em posição elevada, pois o sangue passa a ter mais dificuldade para circular. Outros fatores de risco associados a essa doença são o tabagismo, consumo de bebida alcoólica e estresse.

Quais são os sintomas de patologia venosa?

Em caso de dores provocadas por enfermidades nas veias, a pessoa pode apresentar varizes, trombose e excesso de peso. Além disso, ficar muito tempo em pé ou sentado, usar roupas apertadas, ser portador de insuficiência cardíaca ou pulmonar são fatores que prejudicam a circulação do sangue de volta ao coração, provocando o problema venoso.

Nessa situação, o paciente costuma apresentar sinais como:

  • sensação de peso nas pernas;
  • cansaço exagerado;
  • inchaço nos membros inferiores;
  • dormência ou formigamento.

Os sintomas podem piorar em temperaturas mais elevadas.

Quais são tratamentos mais indicados?

O tratamento vai depender do caso do paciente, sendo necessário o acompanhamento de um especialista. Entretanto, é recomendado evitar o uso de tabaco, controlar o peso, fazer exercícios e usar meia de compressão.

Outros procedimentos, como o uso de medicamentos, só deverão ser realizados depois que o médico analisar todos os exames e chegar a um diagnóstico preciso.

A dificuldade de andar pode atrapalhar a sua qualidade de vida, mas, procurando ajuda médica e seguindo corretamente todas as orientações passadas, é possível contornar a situação e ter mais saúde para enfrentar o dia a dia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.