Inchaço nas Pernas

5 Cuidados Para Diminuir o Inchaço nas Pernas

O inchaço nas pernas é um problema que acomete muitas pessoas, principalmente as mulheres. Além de todo o incômodo, ele dificulta a mobilidade, causa dor e provoca inflamações. Porém, existem cuidados que podem ser tomados para evitar todo esse sofrimento.

Por acaso você já sofreu com esse sintoma? Então, fique ligado neste texto para aprender a se prevenir para que não aconteça novamente.

Por que ocorre o inchaço nas pernas?

Geralmente, o inchaço pode ser provocado por diversas situações, sendo as principais causas:

  • Clima, principalmente no frio intenso;
  • Idade avançada;
  • Uso de medicamentos que têm esse efeito colateral;
  • Problemas circulatórios ou outras doenças que causam essa disfunção;
  • Alterações hormonais;
  • Uso de pílula anticoncepcional;
  • Viagens longas, em razão de permanecer muito tempo na mesma posição.

Como você pode perceber, existem razões bem distintas para esse problema. Contudo, a melhor forma de obter o diagnóstico preciso é buscando a avaliação de um especialista, pois ele entenderá o quadro e receitará as melhores formas de combatê-lo.

Como evitar?

Com a recorrente busca dos pacientes por esclarecimentos na internet e pela falta de veracidade nos conteúdos encontrados por eles, esse texto foi preparado para orientar você de maneira correta e oferecer algumas dicas que podem te ajudar a evitar esse incômodo nas pernas. Vou listar os cinco principais cuidados que você precisa ter:

1) Manter uma alimentação saudável

Alguns cuidados estão relacionados à manutenção de uma alimentação saudável. As melhores recomendações são:

  • Beba, pelo menos, dois litros de líquidos todos os dias, de preferência água ou chás diuréticos;
  • Durante todas as refeições, tente comer algum alimento diurético, como salsão, abacaxi, maçã, morango, tomate ou espinafre;
  • Se possível tome um copo de suco desintoxicante antes de dormir. Esse hábito promoverá a hidratação e a eliminação de toxinas;
  • Evite o uso do sal, pois é o maior responsável pela retenção de líquidos.

2) Pratique exercícios

A prática contínua de exercícios físicos é indicada para todas as pessoas, pois é um excelente método para se manter saudável. Além do mais, é especialmente recomendado para melhorar a circulação sanguínea.

3) Fique de pernas pro ar

Outra dica muito importante é adotar o hábito de elevar as pernas diariamente. Realizar essa elevação ao anoitecer, por no mínimo 10 minutos, trará alívio e relaxamento aos membros inferiores.

4) Evite permanecer na mesma posição por muito tempo

Ficar em pé ou sentado durante muito tempo, pode ser o grande responsável pelo problema nas pernas. Por isso, evite ultrapassar duas horas na mesma posição. Se você trabalha em pé ou se vai fazer uma longa viagem, tente fazer uma pausa de cinco minutos para elevar as pernas.

5) Não use roupas apertadas

O uso contínuo de roupas apertadas no corpo pode restringir o fluxo sanguíneo, causando os edemas nas pernas. Evite meias pequenas, cintos justos ao corpo e sapatos de numeração menor, pois podem se tornar grandes vilões.

Essas são as principais dicas para que você evite o inchaço nas pernas. Se não for possível manter todos esses hábitos, tente combinar alguns deles. 


Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
cirurgiã vascular em São Paulo! 

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