varizes

A partir de qual idade as varizes começam a aparecer?

É comum que as varizes apareçam com o avançar da idade. Entre as mulheres, o período que tende a ser de risco para o surgimento desses vasos superficiais e dilatados é a partir dos 35 anos. No entanto, há casos em vasos anormais sob a pele surgem na adolescência, quando o corpo está em transição para a fase a adulta.

A hereditariedade é o principal fator para o aparecimento das varizes. Elas são mais comuns nas mulheres, mas os homens também podem padecer desse mal. Dessa forma, em casos em que o pai tem varizes, há mais possibilidade de o filho tê-las também. A probabilidade é ainda maior, quando pai e mãe apresentam os vasos dilatados.

Normalmente, os vasinhos se manifestam nas mulheres mais precocemente, uma vez que estão expostas a outros fatores que influenciam no bom funcionamento da circulação sanguínea. O uso de anticoncepcionais é uma das causas. Esse medicamento contém estrogênio e progesterona em sua fórmula, dois hormônios femininos que geram impactos no sistema venoso.

O uso da pílula tem ocorrido cada vez mais cedo, o que pode contribuir para o desenvolvimento antecipado de varizes. Além disso, uma rotina sedentária, como o trabalho por longas horas sentada, pode influenciar na má circulação e motivar o aparecimento dessas marcas.

Sinais e sintomas de alerta das varizes

A característica que mais chama atenção nos casos das varizes é a exposição das veias dilatadas, tortuosas e muito visíveis. A questão da estética é motivo que, muitas vezes, leva as pessoas a procurarem solução. No entanto, é preciso estar alerta a outros sinais e sintomas, pois a prevenção ainda na juventude evita complicações futuras. Então fique atenta e observe os seguintes pontos:

  • incidência de veias azuladas e muito visíveis abaixo da pele;
  • agrupamentos de finos vasos avermelhados que popularmente se denominam “pequenos rios e seus afluentes”;
  • queimação nas pernas e planta dos pés;
  • inchaço, especialmente nos tornozelos, ao final do dia;
  • prurido, ou coceira;
  • cansaço ou sensação de fadiga nas pernas;
  • sensação de peso nas pernas;
  • pernas inquietas,
  • câimbras.

Independentemente da idade em que as varizes começam a aparecer, é preciso buscar ajuda diante dos primeiros sinais. Na fase inicial, costuma ser mais fácil tratá-las. O especialista no assunto, o cirurgião vascular, poderá, então, indicar o tratamento mais apropriado para a pessoa e o tipo de veia a ser cuidada.

Prevenção e boas práticas

É importante também adotar medidas de prevenção para evitar condições mais graves ou o retorno das varizes nas pernas. O recomendável é favorecer a circulação dos membros inferiores, fazendo exercícios físicos diários que mexam as pernas como, por exemplo, caminhada, andar de bicicleta e outras atividades aeróbicas.

A obesidade é um fator de risco para o aparecimento de varizes em qualquer idade. Sendo assim, ter uma dieta saudável e boas práticas para o equilíbrio corporal também é indicado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.