Inchaço nas pernas

Inchaço nas pernas: descubra as principais causas

Muitas pessoas reclamam do inchaço das pernas no final do dia. A causa pode ser desde mudanças na temperatura, como no verão,  quando a retenção de liquido e maior – mas também pode sinalizar alguma patologia que precisa de cuidados mais imediatos como uma trombose ou erisipela.

A verdade é que o inchaço nas pernas é sempre um alerta de que algo não está funcionando bem no organismo. As  causas mais corriqueiras do inchaço nas pernas são:

  1.       Viagens longas: sejam elas feitas de ônibus ou avião, ficar com as pernas paradas durante muito tempo faz com que elas inchem. Por isso, evite ficar mais de 2 horas de pé ou sentado, fazendo pequenos intervalos para fazer alongamentos e movimentar as pernas. A dica também vale para as pessoas que trabalham o tempo inteiro sentadas ou em pé.
  2.       Varizes: é uma das principais causas do inchaço nas pernas, principalmente nas mulheres. O paciente também reclama de cansaço, sensação de peso e queimação nas pernas, principalmente no final do dia.
  3.       Trombose Venosa Profunda: é a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias localizadas no membros. Essa é geralmente uma causa aguda de inchaço, quando o inchaço aparece de maneira súbita.  Mulheres que tomam anticoncepcionais têm um risco maior de desenvolver trombose, que também aumenta no fim da gravidez e nos primeiros 40 dias depois do nascimento do bebê.
  4.       Insuficiência cardíaca: a ocorrência é comum nas duas pernas e é causada pela falta de bombeamento do sangue ao coração. É mais comum em idosos e, na maioria das vezes, está acompanhada de falta de ar.
  5.      Hipotireoidismo: quando a tireoide não funciona bem, causa inchaço no corpo todo, mais visivelmente nas pernas.  O inchaço não é exatamente por extravasamento de líquido, mas por depósito de uma proteína na região do subcutâneo. É um inchaço duro.
  6.       Anticoncepcionais: medicamentos à base de estrógeno costumam causar um pouco de inchaço, mas ele não é grande e é generalizado, sendo visualizado mais nas pernas por conta do efeito da gravidade.

 Tratamento inchaço nas pernas

O tratamento para o inchaço nas pernas depende da causa que levou ao edema. Nos casos em que as varizes são a causa desse inchaço, o tratamento pode ser realizado com diferentes técnicas de tratamento que você encontrará mais informações em artigos posteriores.

O importante é a prevenção, privilegiando um estilo de vida com hábitos saudáveis, com a prática de exercícios físicos e alimentação adequada, evitando a obesidade ou o sobrepeso. Além disso, evitar que as pernas fiquem na mesma posição por longos períodos também é uma grande ajuda.

Independentemente da situação, é importante procurar uma ajuda médica assim que os primeiros sintomas de inchaço nas pernas aparecerem. Só um profissional especializado poderá fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.