checkup vascular

O que você precisa saber sobre o check-up vascular

O sistema circulatório é responsável por transportar nutrientes e oxigênios para as células, órgãos e músculos do corpo, controlar a pressão sanguínea e eliminar toxinas do organismo. Por isso, para garantir o bom funcionamento dessa estrutura, é de extrema importância realizar o check-up vascular.

Você sabe como ele funciona? Conhece os exames que o compõem? Então, recomendamos a leitura deste post. Nas próximas linhas, traremos todas as informações mais relevantes sobre o assunto.

O que é o check-up vascular?

Trata-se de uma consulta médica realizada com um especialista em cirurgia vascular. O procedimento visa identificar sintomas ou fatores de risco associados à doenças vasculares. Assim, será possível prevenir ou diagnosticar e tratar precocemente o problema.

De modo geral, as patologias que acometem o sistema vascular são silenciosas e dificilmente manifestam sintomas. Quando surgem, costumam indicar um quadro avançado. Nessas situações, o tratamento tende a ser mais complexo e agressivo.

Neste sentido, o check-up vascular é uma alternativa eficiente para a identificação de doenças antes que elas evoluam. Porém, além dessa visita regular ao médico, o trabalho de prevenção compreende uma mudança no estilo de vida do paciente.

Isso porque a alimentação, o sedentarismo, uso de produtos derivados do tabaco ou o consumo abusivo de álcool são os principais fatores de risco para essas patologias. Ao seguir as orientações, é possível ter uma boa qualidade de vida.

Como funciona?

O check-up vascular foi criado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) com a proposta de estimular a população a desenvolver o hábito de consultar-se regularmente com um especialista.

Assim, o procedimento consiste na visita a um cirurgião vascular que irá avaliar os fatores de risco para doenças vasculares. Para isso, o profissional realiza o exame físico do paciente a fim de detectar alterações vasculares.

Geralmente, o médico também solicita a realização de alguns exames complementares, tais como, ultrassom doppler, angiotomografia, ecocardiograma e exames de sangue.

Quando o check-up vascular é indicado?

O check-up vascular é indicado para homens acima de 45 anos e para mulheres que estejam na fase da menopausa. Além disso, pessoas que apresentam algumas características específicas fazem parte do grupo de risco e precisam antecipar sua ida ao médico. Essas características são:

  • histórico familiar ou pessoal de doenças vasculares;
  • presença de varizes;
  • hipertensão arterial superior a 139/89 mmHg;
  • diabetes;
  • tabagismo;
  • obesidade;
  • colesterol e triglicerídeos elevados;
  • gestantes.

Quais doenças pode diagnosticar?

Por meio do check-up vascular é possível identificar precocemente diferentes tipos de doenças vasculares que costumam ser assintomáticas. São elas:

  • pé diabético;
  • trombose venosa profunda;
  • aneurisma de aorta ou periférico;
  • Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP);
  • varizes dos membros inferiores;
  • úlceras varicosas;
  • doença aterosclerótica das artérias carótidas.

Ainda, identificar os fatores de risco para essas doenças e diagnosticá-las de forma precoce é essencial para promover a saúde, garantir uma boa qualidade de vida e prevenir complicações.

Portanto, se você se enquadra na perfil recomendado para realizar o check-up vascular, não perca tempo. Procure um especialista no assunto e inicie o acompanhamento da sua saúde vascular.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular em São Paulo! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.