problemas de circulação

Como saber se tenho problemas de circulação?

Sempre que há algo de errado acontecendo no organismo, o corpo transmite claros sinais de alerta da situação. Quando ocorrem problemas de circulação, não é diferente. Manchas no corpo ou dores em determinadas regiões são sinais de alterações na circulação sanguínea.

Por isso, existem sintomas evidentes para cada quadro de doença circulatória. Quer saber quais são? Então, continue a leitura!

Como acontecem os problemas de circulação?

O sangue tem a responsabilidade de levar nutrientes, hormônios e oxigênio para os tecidos do corpo, além de recolher o material produzido pelas células. Quando há um problema de circulação, pelo menos uma dessas atribuições são afetadas.

Os sintomas mais recorrentes que indicam essas disfunções são as dores nas pernas sem razão aparente, inchaços, pele seca, coceira, ocorrência de manchas vermelhas, câimbras e sensação de dormência. Geralmente, esses sinais acometem mãos, pernas e pés.

Cada um dos problemas de circulação está associado a um ou mais desses sintomas, que são enviados pelo corpo. 

Varizes

Para realizar o processo de nutrição do organismo pelo sangue, os vasos sanguíneos exigem muito esforço das válvulas venosas. Quando há sobrecarga delas, fica comprometido o mecanismo que bloqueia o retorno do sangue no sentido contrário para as pernas. Assim, o fluido acumula na veia, dilatando os vasos em razão da pressão exercida nas suas paredes.

A formação das varizes se dá por meio dessa dilatação dos vasos, criando “caminhos” perceptíveis na pele. O aparecimento de um problema circulatório, geralmente, é acompanhado de dor e inchaço nas pernas. A falta de tratamento pode tornar permanente as manchas e inchaços ou fazer com que surjam feridas.

Trombose

A trombose é uma doença ocasionada pela formação de um coágulo profundo ou superficial dentro de uma veia. Geralmente, acomete pacientes que têm mobilidade reduzida, diagnóstico de alguns tipos de câncer ou alguma condição clínica favorável à doença.

Os principais sinais indicativos de trombose são dor e inchaço nas pernas, palidez ou cor azulada da pele e dilatação de veias superficiais. É importante estar atento ao local e intensidade da dor, irradiação para outras partes do corpo, possível relação com a prática de atividades físicas, entre outros.

Aterosclerose

Aterosclerose é uma doença inflamatória crônica causada pelo estreitamento dos vasos sanguíneos, dificultando a circulação do sangue e impedindo a nutrição dos tecidos. 

Trata-se de uma doença perigosa, pois apenas quando está em estágio avançado é que seus sinais são perceptíveis. Por isso, os sintomas podem ser graves, com feridas ou gangrenas, podendo causar um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou até a necessidade de amputação de algum membro. A melhor forma de detecção é fazendo periodicamente um check-up vascular.

Além dos problemas de circulação que mencionei aqui, existem outros sinais que também são indicativos. Logo, você precisa procurar um especialista quando houver os primeiros sintomas de câimbras, úlceras varicosas, baixa libido, disfunção erétil, queda de cabelo, unhas fracas e dificuldades de concentração.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.