problemas vasculares

5 sinais que podem indicar problemas vasculares

Os problemas vasculares correspondem a disfunções no sistema circulatório, ou seja, são distúrbios existentes no sistema venoso ou arterial. Doenças vasculares geralmente comprometem a integridade estrutural e anatômica dos vasos sanguíneos, além de prejudicar o bom funcionamento dos mesmos.

Entre os principais problemas vasculares, ou os mais populares digamos assim, estão as varizes, aneurisma, acidente vascular cerebral, aterosclerose, trombose venosa profunda, embolia pulmonar e insuficiência venosa crônica.

Esses problemas podem estar associados a fatores de risco como sedentarismo, tabagismo, herança genética, obesidade, permanência na mesma posição por um longo período, traumas nos membros inferiores, reposição hormonal, gestação, uso de anticoncepcionais, etc.

Quando algo não vai bem no organismo, o próprio corpo sinaliza que pode haver algo errado. Por isso, é preciso ficar atento a qualquer sinal de anormalidade no sistema circulatório. Para te ajudar a identificar os sintomas frequentes de problemas vasculares, preparei uma lista com manifestações comuns nesse tipo de quadro. Vem ver!

Sinais que podem indicar problemas vasculares

1) Presença de edemas

Um sintoma bastante comum de problemas vasculares é a existência de edemas, isto é, de inchaço. É preciso ressaltar que braços, pernas, mãos e pés inchados podem ser indícios de outras condições de saúde. Além disso, pode ser apenas resultado da retenção de líquidos em períodos muito quentes. Contudo, se o inchaço for excessivo, contínuo, estiver concentrado nos membros inferiores e permanecer mesmo em dias mais frios, é melhor ligar o sinal de alerta.

2) Dor nas pernas

Se as pernas doem, sobretudo à noite, é recomendável investigar as causas dessa sensação dolorosa. A dor intensa nos membros inferiores pode ter íntima relação com doenças vasculares, como por exemplo, trombose e varizes. Procure o médico se essa dor não passar depois de dormir ou se ela se aumentar durante a realização de tarefas cotidianas, até mesmo as mais leves, como descer escadas. Redobre a atenção se junto com a dor, você notar falta de sensibilidade nos membros, formigamento, câimbras, pés frios e mudança de cor nas pernas.

3) Cansaço sem motivo específico

Um forte cansaço sem razão aparente também pode ser sinal de alterações vasculares. Se a pessoa se cansa ao caminhar distâncias curtas, levantar e abaixar ou, simplesmente, ficar na mesma posição por pouco tempo, o sistema circulatório pode estar comprometido.

4) Veias tortuosas

Veias volumosas e deformadas, de tonalidade avermelhada, arroxeada ou azulada são claros sintomas de doença vascular. Na verdade, a presença dessas veias é a principal característica das varizes. Elas costumam vir acompanhadas de outros sinais como inchaço, dor, coceira, sensação de peso nas pernas, além de queimação.

5) Feridas que não melhoram

Quem tem problemas vasculares apresenta maiores chances de desenvolver úlceras vasculares. Elas são lesões profundas ou superficiais na pele, em decorrência de condições circulatórias anormais. Quando há irregularidades na circulação sanguínea, é possível que surjam feridas na pele. Essas feridas não melhoram com facilidade e o caso pode se agravar se o paciente for fumante, tiver diabetes e/ou colesterol alto. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular em São Paulo! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.