acidente vascular cerebral

Você conhece os sintomas do acidente vascular cerebral?

O acidente vascular cerebral, também chamado de AVC ou derrame, é atualmente a doença mais incapacitante do mundo e a que mais mata no Brasil. Só para ter ideia, mais de 70% das pessoas que sofrem um AVC não conseguem retornar ao trabalho depois do ocorrido. Aproximadamente 50% ficam dependentes de outras pessoas em consequência das sequelas.

Essa condição pode ser caracterizada pela interrupção ou redução de suprimento do sangue que vai para o cérebro, o que acaba privando as células cerebrais de nutrientes e de oxigênio. Nesse caso, o AVC é do tipo isquêmico. O acidente vascular cerebral também pode ocorrer quando um vaso sanguíneo se rompe e provoca hemorragia no órgão, o que faz dele um AVC hemorrágico.

Em relação às causas, o derrame pode ser provocado por múltiplos fatores, como por exemplo, aneurisma, hipertensão arterial, tromboembolia, cardiopatia, aterosclerose, endocardite, vasculite, etc. Quer conhecer os principais sintomas de acidente vascular cerebral? Continue de olho no artigo.

Sintomas musculares

Entre as principais manifestações físicas do AVC estão sintomas musculares. Dentre eles: 

  • fraqueza bilateral;
  • dificuldade para caminhar;
  • incapacidade de coordenar os movimentos;
  • falta de equilíbrio;
  • musculatura rígida;
  • paralisia de um lado do corpo;
  • reflexos hiperativos;
  • perda de força repentina nos membros inferiores e superiores.

Sintomas sensoriais

O acidente vascular cerebral também pode desencadear sintomas nos sentidos. Dentre eles estão perda temporária da visão, visão embaçada, visão dupla, formigamento, dormência e diminuição da sensação de tato.

Sintomas na fala

Um dos principais sinais de acidente vascular cerebral consiste nas alterações na capacidade de falar claramente. É comum que a pessoa apresente fala arrastada, dificuldade de pronunciar as palavras e, até mesmo, perda da fala.

Sintomas cognitivos

O AVC também pode estar associado a sintomas como confusão mental, raciocínio lento, dificuldade para compreender o próprio idioma e alteração do nível de consciência. O derrame pode ter relação com dificuldade momentânea de nomear objetos, identificar números e distinguir cores.

Sintomas faciais

No rosto, pode haver dormência e fraqueza muscular facial. Além disso, pode ocorrer uma assimetria, sobretudo, na metade inferior do rosto, com desvio dos lábios em um dos lados. Em alguns casos ocorre paralisia facial, mas essas manifestações podem ser tão sutis, a ponto de passarem despercebidas.

Outros sintomas

Outras manifestações de derrame são a dor de cabeça intensa, tontura, movimentação rápida dos olhos e dificuldade de engolir, sintoma que pode acarretar engasgos.

Embora existam muitos sintomas relacionados ao acidente vascular cerebral, isso não quer dizer que uma pessoa venha a apresentar todos eles caso tenha um AVC. Os sintomas podem variar, já que dependem diretamente da área ou estrutura cerebral afetada.

Caso você desconfie que você ou alguém próximo está prestes a sofrer um AVC, não se desespere. É importante manter a calma e procurar ajuda médica o quanto antes para que os sintomas sejam avaliados adequadamente.

Quer saber mais sobre acidente vascular cerebral? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular em São Paulo! 

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.