Sem filtro - Tratamento preventivo contra varizes

Tratamento preventivo contra varizes

As varizes são distúrbios venosos extremamente comuns, especialmente em mulheres e em pessoas acima dos 30 anos. Elas acontecem quando as veias das pernas não conseguem fazer com que o sangue retorne de volta ao coração. Isso gera pressão dentro das veias e consequente dilatação.

Normalmente, elas incomodam esteticamente, pois podem ser percebidas sob a pele com certa facilidade. As varizes têm um aspecto azulado e podem até ficar saltadas. Além disso, os sintomas que as acompanham também não são nada agradáveis, tais como inchaço, dor, sensação de peso e cansaço nas pernas.

O que causa as varizes?

As causas das varizes são variadas. Hormônios femininos, como estrógeno e progesterona, enfraquecem as veias. O sobrepeso também é outro fator de risco, razão pela qual o problema é comum na gravidez. 

A genética confere mais um risco para o desenvolvimento das veias varicosas, por isso, é importante ficar atento se há histórico familiar de problemas circulatórios. Além disso, outros fatores responsáveis pelas varizes são o sedentarismo, obesidade, tabagismo e o uso frequente de sapatos desconfortáveis, como os de salto alto.

Como prevenir o aparecimento das varizes?

Há algumas atitudes simples para se prevenir o surgimento das veias dilatadas. Confira, a seguir. 

Fuja do sedentarismo e pratique exercícios físicos

Ficar parado em uma só posição é um grande risco para a circulação sanguínea. Se você trabalha sentado ou em pé, tente se movimentar de tempos em tempos. E em qualquer situação que seja, não deixe de praticar atividades físicas. 

Foque em exercícios que fortalecem a musculatura das pernas, em especial das panturrilhas, mesmo os de baixo impacto, como caminhadas, bicicleta, hidroginástica ou natação, por exemplo.

Tenha uma dieta equilibrada

A alimentação equilibrada é fundamental para o sistema circulatório, bem como para todo o organismo. Além disso, ganhos súbitos de gordura e o excesso de peso, no geral, favorecem o surgimento de vasos dilatados. Controle a alimentação para também controlar o peso.

Use meias de compressão

Converse com um médico angiologista sobre a possibilidade de usar meias de compressão de maneira preventiva. Normalmente, elas são utilizadas como tratamento, mas também servem como prevenção, já que facilitam o bombeamento de sangue das pernas para o coração. Contudo, como elas são usadas para o tratamento das varizes já existentes, é importante que cada pessoa use meias indicadas por um médico especialista.

Use flebofármacos

Assim como as meias, os flebofármacos só podem ser usados se indicados por um médico. São medicamentos que atuam na microcirculação e aliviam os sintomas da insuficiência venosa. São usados como tratamento, mas em casos de prevenção, podem ser recomendados se o angiologista achar prudente.

Abandone o cigarro

Se você fuma, a melhor prevenção é abandonar o vício. A nicotina, além de outras substâncias do cigarro, aumentam a viscosidade sanguínea, o que dificulta o bombeamento do sangue.

As varizes não precisam ser um transtorno tão grande na sua vida. Tome essas medidas de prevenção e reduza os riscos, sem esquecer de consultar um médico, sempre que tiver dúvidas ou perceber sintomas suspeitos.

Quer saber mais? Clique no banner!

Cirurgia Vascular em Brooklin PaulistaPowered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.