trombose

Trombose: o que fazer ao viajar?

Quem tem trombose venosa profunda (TVP) pode passar por alguns problemas e dificuldades quando pretende viajar. Afinal, há uma série de limitações que podem deixar tudo menos confortável. Além disso, permanecer por muito tempo sentado na mesma posição ainda contribui para aumentar os riscos de TVP, especialmente em pessoas que já sofreram com algum tipo de coágulo no passado.

A seguir, separamos alguns procedimentos que podem ser adotados para ajudar quem tem trombose a viajar melhor e preservar sua qualidade de vida. Acompanhe!

Trombose: quais cuidados tomar ao viajar?

Alguns cuidados podem ser tomados para que a viagem ocorra tranquila e sem risco para quem sofre desse problema. Entenda melhor.

Procure arrumar tempo para caminhar

Quando permanecemos muito tempo com a perna dobrada, o fluxo sanguíneo é reduzido e isso aumenta o risco de coágulo. A recomendação é se levantar e mover as pernas.

Procure andar pelos corredores do avião, trem ou ônibus sempre que possível. O mesmo vale para as viagens de carro: pare a cada hora para caminhar um pouco.

Para quem viaja de avião, a dica é pedir assentos no corredor. Normalmente, há mais espaço para as pernas e é mais prático se levantar para caminhar.

Quem tem trombose deve se movimentar

Mesmo que a pessoa fique sentada por um longo período de tempo, isso não significa que ela tenha que ficar inativa. Alguns exercícios podem ser adotados como procedimentos auxiliares preventivos da trombose.

Por exemplo, mover os tornozelos para cima e para baixo como se estivesse pisando no acelerador ou mexer as pernas para os lados, pode ajudar circulação do sangue nos membros inferiores.

Meias de compressão

Pessoas com histórico de trombose podem usar meias de compressão para melhorar o fluxo sanguíneo das pernas. Essas meias, recomendadas pelo médico, são especiais e feitas sob medida. Elas promovem uma pressão maior na região do tornozelo que diminui gradualmente até o joelho. O tipo de meia mais adequado vai depender de onde o coágulo se desenvolveu.

Medicamentos para afinar o sangue

Quem tem trombose deve conversar com o médico antes de pegar a estrada. Viagens com mais de 4h já representam riscos. Essa conversa é ainda mais importante se a pessoa tiver algum outro fator de risco, como ser fumante, ter mais de 60 anos ou estar acima do peso.

Pode ser que o profissional recomende o uso de algum medicamento que ajude a afinar o sangue. Eles atuam no corpo reduzindo a capacidade coagulação. Além disso, podem impedir que os coágulos que já existem fiquem ainda maiores.

Hidrate-se e não beba álcool

Os longos períodos de uma viagem podem facilitar a desidratação do corpo e, isso, é algo que não é bom para quem tem TVP. Não ingerir a quantidade de líquidos o suficiente contribui para a diminuição do volume de sangue, o que pode fazer com que ele “engrosse”.

Para evitar problemas nesse sentido, é importante beber muita água durante as viagens. Além disso, o consumo de álcool em excesso deve ser evitado, uma vez que a substância ajuda o corpo a se desidratar mais rápido.

Por fim, se você tem trombose e pretende viajar cuide melhor de sua escolha de roupas. Opte por aquelas que são mais largas, pois não apertam as pernas e cintura facilitando o fluxo de sangue. No mais, sempre busque orientação especializada no caso de dúvidas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular em São Paulo! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.