The old age and sick of a woman. Varicose veins on a legs of old woman on blue. The varicosity, spider veins, edema, illness concept. Senior pensioner woman with hands on legs. Blue studio background.

Trombose venosa profunda: sintomas e tratamentos

A trombose venosa profunda (TVP) é uma doença vascular causada pela coagulação do sangue no interior das veias, os vasos responsáveis pelo retorno sangue ao coração.Com a presença de coágulos no interior da veias, o fluxo sanguíneo fica prejudicado, causando inchaço e dor na região afetada. Essa é uma condição que acomete principalmente as veias das pernas.Nesse sentido, o pior problema que a trombose pode causar é a embolia, que acontece quando um coágulo de sangue formado no interior de uma veia se desprende e migra pela corrente sanguínea, podendo parar no coração, pulmões ou cérebro.Além disso, quando um coágulo fica preso e impede o fluxo sanguíneo em uma dessas regiões, pode causar sérias lesões e até levar à morte.Continue a leitura para saber mais sobre esse sério problema.

Quem pode ser afetado

A trombose também é conhecida como tromboflebite profunda e é uma patologia que acomete um grupo de pessoas com predisposição para o problema. São elas:
  • mulheres que fazem uso de anticoncepcional ou tratamento hormonal;
  • fumantes;
  • pessoas que têm problemas de varizes;
  • pessoas com insuficiência cardíaca;
  • obesos;
  • pessoas com histórico familiar de trombose.
A patologia pode surgir também a partir de outras condições, como cirurgias de médio e grande portes, infecções graves, traumatismo, na fase final da gestação e no pós-parto.Além disso, qualquer outra situação que obrigue que o paciente passe longos períodos imóvel pode apresentar risco para o desencadeamento da trombose.Por isso, fala-se tanto do risco de trombose em longas viagens aéreas. A pessoa fica com as pernas para baixo, geralmente comprimidas por períodos que podem ultrapassar sete horas. O ideal, nesses casos, é usar roupas confortáveis, meias elásticas médicas e levantar-se a cada duas horas.

Fase aguda e fase crônica

A fase crônica da doença acontece quando ela permanece no organismo por mais de dois anos. Os principais problemas observados são causados pela persistência dos coágulos no interior das veias, o que causa inflamação, prejudicando seu funcionamento.Já a fase aguda pode desencadear problemas graves para o paciente. Ela se caracteriza por episódios em que fragmentos de coágulo sanguíneo se desprendem e vão para a circulação.Esse quadro pode causar embolias pulmonares, quando um coágulo entope as artérias pulmonares, podendo levar o indivíduoà morte.

Como identificar a trombose venosa profunda?

Em muitos pacientes, a trombose venosa profunda não apresenta sintomas. No entanto, há um grupo em que os sintomas observados são:
  • dor nas pernas, principalmente na panturrilha;
  • queimação na região afetada;
  • manchas avermelhadas ou azuladas onde há o coágulo;
  • inchaço local.

Quais são os tratamentos?

Basicamente, o tratamento da doença é feito com o emprego de medicamentos anticoagulantes e fibrinolíticos. Essas substâncias impedem a formação do trombo e a evolução da trombose.Em casos mais graves de trombose venosa profunda, podem ser necessários medicamentos conhecidos como heparinas ou a inserção de filtros que retêm os coágulos nas veias maiores do abdome.Além disso, o médico responsável pode orientar o uso de meias elásticas de compressão para facilitar a circulação sanguínea das pernas.Quer saber mais? Clique no banner!
Cirurgia Vascular em Brooklin PaulistaPowered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.