Sem filtro - Varizes e genética entenda a relação

Varizes e genética: entenda a relação

As varizes são um problema que incomoda principalmente as mulheres. Muitas delas optam por não mostrar as pernas, por vergonha das veias varicosas. O incômodo não é à toa, afinal, as pernas são uma área do corpo que fica exposta, principalmente nos dias mais quentes. Neste artigo, você vai entender a relação entre as varizes e genética.

Continue a leitura para saber mais!

Qual a relação entre varizes e genética?

As varizes não aparecem apenas em pessoas idosas ou em mulheres grávidas. Adolescentes ou mulheres jovens também podem apresentar o distúrbio vascular nas pernas.

A ideia de que as veias varicosas aparecem apenas em casos de ganho de peso, ou por uso frequente de salto alto foi descartada. Além disso, outra questão entrou em cena: varizes e genética podem estar diretamente ligadas!

As veias varicosas aparecem devido a pequenas veias na pele, na parte mais superficial, as chamadas veias pré-varicosas. Elas são genéticas, ou seja, herdadas dos pais.

Então, por mais que os fatores externos favoreçam o desenvolvimento de varizes, como ganho de peso ou falta de atividade física no dia a dia, o fator genético acaba pesando mais.

Uma mulher que tenha veias pré-varicosas pode desenvolver varizes ainda muito jovem, mesmo sem estar grávida ou ter ganhado muito peso. Isso significa dizer que a herança genética aumenta as chances de desenvolver o problema.

Se varizes e genética estão relacionadas, surge então a pergunta: se meus pais têm varizes, eu também terei? A resposta é que existem grandes chances de isso acontecer. Ainda assim, com a adoção de alguns hábitos saudáveis, é possível evitar que apareçam tão cedo. Infelizmente, com o avanço da idade, não haverá como impedir o aparecimento das veias varicosas.

Existe exame que ajuda a determinar a herança genética?

Sabendo que as varizes podem ter origem genética, muitas pessoas se perguntam se há a possibilidade de saber se herdarão o problema. Diferente de outras doenças hereditárias, ainda não há um exame capaz de determinar as chances de que uma mulher ou um homem terão veias varicosas no futuro.

Sendo assim, a prevenção ainda é a melhor alternativa. Se você sabe que algum familiar tem varizes, procure evitar o problema desde cedo, adiando o máximo possível seu aparecimento.

Como prevenir o problema?

Se os fatores genéticos têm grande peso para o desenvolvimento das varizes, isso significa que o ideal é a imediata adoção de medidas de prevenção. Veja, abaixo, algumas recomendações de prevenção das varizes.

  • Praticar exercícios físicos que fortaleçam as pernas – As atividades físicas são a principal forma de prevenir as varizes. O indicado é começar algum exercício de baixo impacto ainda na juventude ou mesmo na adolescência. Caminhada, andar de bicicleta, natação e hidroginástica são os mais recomendados;
  • Apostar em sapatos confortáveis;
  • Evitar salto alto com muita frequência e preferir sapatos que não forcem tanto as pernas;
  • Evitar ficar muito tempo na mesma posição – Quem trabalha sentado deve se levantar e fazer pequenas caminhadas a cada hora. Quem fica muito tempo em pé deve aproveitar para se sentar um pouco ao longo do dia.

Quer saber mais? Clique no banner!

Cirurgia Vascular em Brooklin PaulistaPowered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.