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Varizes: qual o esporte mais indicado?

As varizes podem surgir em qualquer época, independentemente da idade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% da população sofre com essa patologia, que causa desconforto e dores nas pernas, prejudicando a qualidade de vida da pessoa. No entanto, existem algumas maneiras de aliviar o problema e um deles é fazer atividades físicas.

Contudo, mesmo que exercícios tragam muitas vantagens para o corpo, nem todas as modalidades são benéficas para quem sofre com esses vasinhos dilatados. Por isso, é preciso ter cautela com as práticas para que não ocorram danos.

Continue a leitura para saber quais esportes são os mais recomendados para quem tem essa doença vascular.

Confira!

Como o esporte ajuda na prevenção e no tratamento das varizes?

As atividades físicas são essenciais para quem tem veias dilatadas, já que elas aliviam os sintomas e ajudam a melhorar a circulação sanguínea, fazendo com que o sangue volte ao coração com mais eficiência. Além disso, também evitam que novas varizes apareçam.

Diversos fatores podem influenciar no surgimento desses vasinhos, e um dos mais determinantes é o sedentarismo. Por isso, manter o corpo em movimento é muito importante, já que o bom funcionamento circulatório depende desses esforços.

Porém, é fundamental avaliar qual esporte é o mais adequado ao seu caso, proporcionando as melhorias que se espera.

Quais atividades são as mais recomendadas?

Muitos exercícios trazem benefícios para todo o corpo, mas alguns deles são mais aconselhados para qualquer pessoa que tenha problemas vasculares, como veremos.

Ciclismo

Andar de bicicleta permite manter o mesmo movimento durante todo o percurso, fazendo com que as pernas fiquem flexionadas. Essa movimentação ajuda a acelerar a circulação, bombeando o sangue com mais facilidade.

Se você preferir, pode fazer uma simulação dentro de casa, basta deitar de costas e colocar os braços esticados ao lado do corpo, depois movimente seus membros inferiores como se estivesse pedalando.

Caminhada

Uma alternativa muito interessante é a caminhada. É um exercício de baixo impacto que ajuda o coração a entregar e receber um sangue mais puro. A caminhada atua no sistema cardiovascular, melhorando não apenas o fluxo sanguíneo, mas também a elasticidade das artérias. Com isso, os sintomas, como queimação, cansaço e inchaço são reduzidos.

Hidroginástica

A atividade é feita dentro da água, possibilitando movimentos sem impactos. Ainda auxilia no retorno venoso, sem comprometer as articulações. Ideal para quem gosta de práticas aquáticas.

Corrida

A corrida também tem suas vantagens, mesmo sendo um esporte com impacto. Ela fortalece as panturrilhas que são regiões onde mais se desenvolvem os vasinhos. O esporte ainda ajuda a perder peso, diminuindo a carga sobre as pernas.

Pilates

O pilates também é muito importante, pois promove mais oxigenação do sangue, reduzindo ao máximo edemas e veias dilatadas. Também fortalece a musculatura, deixando os membros com aspecto mais saudável.

As varizes podem causar muitos transtornos, mas, com o  acompanhamento médico especializado, boa alimentação e a prática desportiva é possível converter o quadro, adquirindo mais qualidade de vida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular em São Paulo!

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