varizes

Tratamento preventivo contra varizes

Muitas pessoas sofrem com varizes. Esses microvasinhos costumam aparecer ainda na adolescência, mas acabam se tornando realmente um problema mais tarde.

Alguns fatores costumam ajudar no aparecimento delas, como o sedentarismo, as pílulas anticoncepcionais e a má alimentação. Porém, há algumas formas de evitá-las e deixar seu corpo e sua pele mais bonitos.

Mas, para isso, é fundamental criar hábitos que contribuam para uma vida mais saudável, longe de qualquer desconforto que esses vasos dilatados podem causar.

Neste artigo, vamos mostrar algumas dicas importantes para você reduzir as chances de desenvolver essa doença. Confira!

Como evitar o surgimento das varizes?

Existem tratamentos preventivos que diminuem a aparição de varizes nas pernas, deixando o aspecto da pele mais bonito e lisinho.

Atividades físicas

Exercícios físicos ajudam a melhorar a circulação sanguínea, com isso, o sangue é impulsionado de volta para o coração fazendo com que todo o corpo funcione mais adequadamente.

Sendo assim, faça caminhadas, pratique natação ou qualquer outro esporte que movimente suas pernas e trabalhe toda a musculatura. Você se sentirá com mais disposição para enfrentar seu dia a dia, além de manter uma aparência mais saudável, longe da doença.

Hidroterapia

A hidroterapia é um tratamento que consiste em aplicar a água no corpo, usando diversos procedimentos, como banhos e duchas, podendo ser tanto quente quanto fria. Durante o processo, são feitas massagens que ajudam na circulação e melhoram o sistema imunológico. Isso faz com que os vasos não fiquem entupidos, evitando seu inchaço.

Alimentação

Manter uma boa dieta traz benefícios para a saúde, melhorando as condições do corpo. Um cardápio rico em fibras e vitaminas é um forte aliado no combate aos vasinhos.

Por isso, dê preferência aos alimentos que contenham vitamina B e evite o uso de sal, conservantes, embutidos, açúcar, gorduras saturadas e o álcool.

Meias elásticas

Essas meias de compressão são recomendadas para todas as pessoas que sofrem com a insuficiência venosa crônica. Elas atuam como um tratamento capaz de reverter e evitar o quadro de varizes, sendo necessárias na hora de caminhar.

Contudo, mesmo que seja um produto fácil de ser encontrado e utilizado, não o utilize sem uma indicação do seu médico.

Massagem

Fazer massagem nas pernas relaxa os músculos e ajuda a eliminar toxinas, fazendo com que o sangue percorra o organismo com mais agilidade. Dessa forma, ocorre uma pressão nas paredes venosas, fazendo com que os vasinhos não apareçam.

O efeito pode ser observado, inclusive, em casos de veias mais profundas. O ideal é fazer a massagem depois do banho, começando pelos pés. Se preferir, pode contratar os serviços de um especialista para que o tratamento seja ainda mais efetivo.

As varizes podem ser evitadas, desde que você cuide da sua saúde. Vale ressaltar que é importante procurar um médico para que ele possa avaliar o seu caso e indicar as ações corretivas mais acertadas para você.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.