17689994 - care for beautiful woman body. perfect long female legs against white background.

Varizes: quais são as principais complicações

As varizes são problemas cada vez mais frequentes, principalmente em quem trabalha muitas horas em pé ou sentado. As mulheres são as mais preocupadas em tratá-las, devido ao aspecto estético que elas dão, como manchas roxas nas pernas, que afetam a autoestima.Para além da questão estética, problemas no sistema circulatório podem desencadear complicações que colocam em risco a saúde do paciente.Por isso, neste artigo, vamos falar dos distúrbios graves que uma veia doente pode trazer. Acompanhe!

Como se formam as varizes?

De forma simplificada, é possível compreender que as varizes nas pernas se formam quando o sangue não segue seu fluxo normal de volta para o coração.As veias possuem válvulas internas que bombeiam o sangue. Quando esse mecanismo não está em perfeito funcionamento, o sangue fica estagnado. Em uma veia saudável, o sangue passa e, logo em seguida, a válvula fecha para que ele não retorne.No entanto, em uma veia doente, as válvulas não funcionam adequadamente, havendo uma concentração sanguínea, provocando sua dilatação. A essas dilatações é dado o nome de varizes.A falta de movimentação e os fatores hereditários são os principais motivos para o seu surgimento.

Principais complicações à saúde causadas pelas varizes

As pequenas varizes que vemos nas pernas são superficiais e incomodam mais pela questão estética, apesar de, em alguns casos, serem doloridas.Na verdade, o problema costuma piorar quanto maior for o calibre da veia doente. Quanto maior o diâmetro da variz, maior também é a possibilidade de haver uma inflamação e formação de coágulos de sangue no seu interior.Confira os principais problemas causados pelas varizes.

Flebite

Quando varizes superficiais inflamam, chamamos o quadro de flebite. A flebite não costuma trazer problemas mais graves. No entanto, ela deve ser tratada, pois pode se agravar e virar uma tromboflebite.A tromboflebite é a formação de coágulos nas veias superficiais, o que causa dor, inchaço e vermelhidão. O perigo é que esse coágulo migre para o sistema venoso profundo e provoque uma trombose.

Trombose

A trombose acontece quando um coágulo, ou trombo, entope uma veia profunda e impede que o sangue retorne para o coração.É um quadro de alta gravidade, já que o sistema venoso profundo fica junto aos nossos ossos, músculos e órgãos vitais. Um trombo pode se deslocar e chegar ao pulmão, causando embolia pulmonar, que leva à morte.Além disso, um trombo pode impedir que o sangue chegue a determinada região do corpo, fazendo com que haja a necessidade de amputação de um membro.Por isso, é importante ter atenção às varizes, já que uma trombose pode ter início com uma inflamação em uma veia superficial da perna. O problema pode evoluir para uma tromboflebite e, depois, para uma trombose no sistema vascular profundo.

Buscando tratamento

De acordo com o histórico e a avaliação do paciente pelo cirurgião vascular, o tratamento pode incluir medicamentos, exercícios e uso de meias elásticas.Em alguns casos, pode ser necessária a cirurgia. Por isso, um problema de varizes, por mais superficial que possa parecer, precisa ser avaliado por um profissional especializado.Quer saber mais? Clique no banner!
Cirurgia Vascular em Brooklin PaulistaPowered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.