varizes

7 Dicas para prevenir varizes

As varizes são caracterizadas por veias dilatadas e tortuosas que surgem quando, por algum motivo, o sangue que sai do coração e chega às pernas não consegue retornar ao coração. Além do incômodo pela questão estética, as varizes causam inchaço e sensação de desconforto e cansaço nas pernas.

A causa mais comum de varizes é a influência genética, uma vez que existe forte predisposição familiar. Mas outros fatores de riscos podem influenciar no seu aparecimento, como a gravidez, ser do sexo feminino, idade avançada, excesso de peso e obesidade, passar muito tempo em pé ou sentada, histórico de trombose venosa profunda e algumas condições que aumentam a pressão no abdômen (doenças no fígado, líquido no abdômen ou insuficiência cardíaca).

Os principais sintomas das varizes, além da questão estética, são dor, ardor, ou sensação de peso nas pernas, que podem ser mais acentuados no fim do dia; leve inchaço, geralmente envolvendo  os pés e tornozelos; coceira na pele, principalmente  sobre as áreas com vasinhos e varizes.

Quando agravadas, podem provocar inchaço ou piorar algum inchaço na perna pre existente por algum outro motivo (linfedema, inchaço  por problemas cardíacos entre outras causas) ; com dor significativa após ficar sentado ou em pé por muito tempo; mudanças na cor da pele ao redor dos tornozelos e pernas, com manchas escurecidas; pele seca, endurecida, podendo chegar, nos estágios mais avançados a úlceras na perna.

Por isso é importante se cuidar, tanto do aspecto estético como do aspecto funcional.

Separamos 7 dicas que podem ajudar a prevenir as varizes:

1. Pratique atividades físicas: exercícios sempre ajudam na prevenção de varizes; você pode começar com atividades de baixo impacto como caminhadas.
2. Não fique muito tempo na mesma posição: evite ficar muito tempo em pé ou sentado. Levante e caminhe um pouco, sempre que possível;
3. Evite o sobrepeso:  O sobrepeso ou engordar subitamente favorece o aparecimento de varizes.
4. Não fume: o cigarro piora a circulação e favorece as doenças venosas de uma maneira geral.
5. Descanse: sempre que possível, coloque os pés acima da linha dos quadris para melhorar a circulação.
6. Hidrate-se: uma hidratação adequada – aproximadamente 2 litros de água por dia – ajuda o organismo a eliminar as toxinas e melhorar a circulação.
7. Evite usar roupas apertadas: calças muito apertadas dificultam a circulação nas pernas.

Quando as varizes já estão evidentes, o  melhor tratamento irá depender do grau das varizes e da condição do paciente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.