Ultrassom doppler vascular, conhecido como ecografia com doppler ou eco-doppler é um exame fundamental que ajuda o médico a avaliar com mais detalhes os vasos sanguíneos e o fluxo de sangue do paciente.
Sempre que uma pessoa apresentar sinais de problemas vasculares, é importante observar todo organismo em busca de patologias e possíveis tratamentos. É assim que esse ultrassom se faz necessário para complementar o diagnóstico e ajudar na busca por soluções.
Mas, para você entender melhor como ele feito, abaixo, vamos apresentar algumas informações relevantes. Acompanhe!
O que é ultrassom doppler vascular?
O ultrassom nada mais é do que um teste realizado em um centro especializado que analisa todo o sistema vascular e o fluxo sanguíneo em diversos órgãos, ou região do corpo. Por meio de um aparelho que emite ondas sonoras, ele consegue atingir o tecido, fazendo um retorno como um eco convertido em imagens direcionadas à tela do computador.
Suas principais funções são: buscar por doenças relacionadas aos vasos, como trombose, varizes ou aneurismas, sendo também muito usado para mapear as varizes que serão tratadas.
Dessa forma, as principais indicações para ser realizado o exame são:
- estudar o funcionamento do sangue das artérias e veias;
- detectar a ocorrência de trombose arterial ou venosa;
- identificar aneurismas ou dilatações dos vasos;
- diagnosticar o surgimento de varizes;
- avaliar possível estreitamento ou oclusões das veias e artérias.
Quais são os cuidados com o exame?
O eco-doppler é simples e não causa dor, contudo, o paciente deve permanecer deitado em uma maca, enquanto o procedimento é feito. Em algumas situações o exame e realizado preferencialmente de pé (pesquisa de varizes). Geralmente, não há necessidade de jejum, exceto em casos de avaliação abdominal, como o doppler nas artérias renais ou da aorta.
Nessa situação, será preciso um jejum de 6 horas antes do exame e o uso de medicamento para gases, com o objetivo de reduzir acúmulos que possam atrapalhar o resultado.
Quais são os tipos de ultrassom?
Dentre os mais comuns estão:
- Ultrassom das pernas, feito para diagnosticar trombose, varizes, insuficiência venosa ou arterial, além de estreitamentos;
- Eco da tireoide, indicado para avaliar os vasos da tireoide e identificar anomalias de um nódulo;
- Ultrassom da carótida, feito em busca de alterações das carótidas, como obstrução ou estreitamento;
- Doppler da aorta, recomendado para analisar a presença de dilatações da aorta ou buscar por possível aneurisma. Ainda é usado para investigar uma dissecção do vaso;
- Ultrassom das artérias renais, realizado para estudar o fluxo das artérias dos rins, com o objetivo de encontrar estreitamentos e oclusões dos vasos, quando há sinais de hipertensão. Também pode ser usado para buscar causas de alterações dos órgãos.
O ultrassom doppler vascular é um exame completo que permite verificar tudo o que está acontecendo nas artérias e veias de vários órgãos. Por isso, sempre que aparecer algum sintoma de patologia vascular, procure um profissional para que uma avaliação seja realizada.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular em São Paulo!